SINPROCE reforça compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher no Agosto Lilás

Durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o SINPROCE – Sindicato dos Professores no Estado do Ceará se une à mobilização nacional em defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres. A campanha marca os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), um dos principais marcos legais de proteção às vítimas no Brasil.

O SINPROCE reconhece que o ambiente educacional é um espaço estratégico para a promoção da igualdade de gênero e da cultura da não violência. Por isso, reafirma seu compromisso com a formação cidadã, a educação emancipadora e o acolhimento de professoras e trabalhadoras da educação que enfrentam qualquer tipo de violência — física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

Frente aos alarmantes índices de feminicídio e agressões no país, o sindicato também reforça a importância de políticas públicas eficazes de prevenção, atendimento às vítimas, punição rigorosa aos agressores e investimentos na educação para o respeito e a equidade.

Neste mês simbólico, o SINPROCE convida toda a categoria a refletir, dialogar e agir contra todas as formas de violência de gênero, fortalecendo redes de apoio e promovendo uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres.

“Lugar de mulher é onde ela quiser — e segura para viver, trabalhar e amar em paz.”